Trans African Concessions (TRAC), concessionária da Estrada Nacional Número Quatro (EN4), que liga o país à vizinha África do Sul, compromete-se a investir cerca de 5,5 biliões de Meticais para a reabilitação do troço entre Ressano Garcia, no distrito de Moamba, e Tchumene, na Matola.
As obras, que deveriam ter arrancado no ano passado, estão programadas para ter início no próximo mês de Fevereiro, numa extensão de 66 km, segundo uma nota da TRAC que o MZNews teve acesso.
Além da melhoria significativa das condições de transitabilidade na rodovia, o investimento tera um impacto directo na geração de postos de emprego para as populações circunvizinhas, disse representante da empresa, Fenias Mazive, em declaração à imprensa, nesta quinta-feira.
“Temos um projecto enorme, de cerca de 5,5 biliões de Meticais. Devia ter começado em Novembro, mas, devido às paralisações que tivemos, foi adiado, e esperamos que ele se inicie em Fevereiro, afirmou Mazive.
De acordo com a fonte, a intervenção “faz parte daquilo que foram os acordos assinados em 1997, no âmbito do projecto BOT (Built Operate Transfer), em que a concessionária procura financiamento, projeta a infra-estrutura a ser construída, faz as operações, recupera os valores investidos e, depois, retorna o mesmo investimento para o concedente, que, neste caso, é o Governo do Moçambique”.
“Esperamos, também, durante esse período de reabilitação, empregar a juventude de Moamba e de Ressano Garcia, que é onde irão decorrer as obras”, revelou.
Deixe uma resposta