TRAC vai investir 5,5 biliões de Meticais para requalificar EN4

TRAC vai investir 5,5 biliões de Meticais para requalificar EN4

Trans African Concessions (TRAC), concessionária da Estrada Nacional Número Quatro (EN4), que liga o país à vizinha África do Sul, compromete-se a investir cerca de 5,5 biliões de Meticais para a reabilitação do troço entre Ressano Garcia, no distrito de Moamba, e Tchumene, na Matola.

As obras, que deveriam ter arrancado no ano passado, estão programadas para ter início no próximo mês de Fevereiro, numa extensão de 66 km, segundo uma nota da TRAC que o MZNews teve acesso.

Além da melhoria significativa das condições de transitabilidade na rodovia, o investimento tera um impacto directo na geração de postos de emprego para as populações circunvizinhas, disse representante da empresa, Fenias Mazive, em declaração à imprensa, nesta quinta-feira.

“Temos um projecto enorme, de cerca de 5,5 biliões de Meticais. Devia ter começado  em Novembro, mas, devido às paralisações que tivemos, foi adiado, e esperamos que ele se inicie em Fevereiro, afirmou Mazive.

De acordo com a fonte, a intervenção “faz parte daquilo que foram os acordos assinados em 1997, no âmbito do projecto BOT (Built Operate Transfer), em que a concessionária procura financiamento, projeta a infra-estrutura a ser construída, faz as operações, recupera os valores investidos e, depois, retorna o mesmo investimento para o concedente, que, neste caso, é o Governo do Moçambique”.

“Esperamos, também, durante esse período de reabilitação, empregar a juventude de Moamba e de Ressano Garcia, que é onde  irão decorrer as obras”, revelou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.