ONU apela as forças de segurança a absterem-se do uso desproporcionado da força

ONU apela as forças de segurança a absterem-se do uso desproporcionado da força

A Organização das Nações Unidas (ONU) apelou hoje, terça-feira (13), as Forças de Defesa e Segurança (FDS) a absterem-se do uso desnecessário ou desproporcionado da força nas manifestações em Moçambique, lamentando as mortes já registadas.

O candidato presidencial que lidera a maior contestação aos resultados eleitorais em Moçambique desde as primeiras eleições no País, Venâncio Mondlane, anunciou três dias de protestos contra as tomadas de posse dos novos membros, incluindo a investidura amanhã de Daniel Chapo como Presidente da República.

“Continuamos prontos a apoiar Moçambique no sentido de promover o respeito e a protecção dos direitos humanos, nomeadamente assegurando a responsabilização pelas violações e abusos relacionados com as eleições”, lê-se numa nota da ONU e a que o MZNwes teve acesso.

Segundo as Nações Unidas, os direitos humanos são fundamentais para a criação de soluções sustentáveis, “a resolução de injustiças e o combate às causas profundas dos conflitos e constituem a base do desenvolvimento sustentável, da paz e da segurança”.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.