Mais de 59 mil alunos vão a exame especial em Janeiro

Mais de 59 mil alunos vão a exame especial em Janeiro

Mais de 59 mil alunos do ensino secundário que não se fizeram presentes na primeira e segunda chamadas de exames por diversos motivos, incluindo as manifestações pós-eleitorais, vão ser submetidos às provas finais especiais entre 20 e 24 de Janeiro de 2025.

A promoção deste exame especial visa garantir que nenhum estudante fique prejudicado no presente ano lectivo. Para já, a província de Maputo, concretamente Matola e Boane, foi a que registou uma elevada taxa de ausências nas duas chamadas, o que significa que terá maior número de júris no exame especial.

Neste sentido, segundo uma publicação do jornal Notícias, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano vai divulgar, dentro em breve, o edital dos exames especiais, no qual constarão os termos para a inscrição no processo e as listas dos alunos não examinados.

Falando há dias, o porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel Simbine, que admitiu haver alterações no calendário lectivo escolar que em princípio deveria ser encerrado a 20 deste mês.  “O sector vai fazer um esforço adicional para a rápida correcção dos exames e divulgação das notas, de modo a garantir que os alunos façam as matrículas da 11.ª classe e universidades para o próximo ano lectivo em tempo útil”, assegurou.

A fonte acrescentou que a Educação poderá reajustar o calendário das matrículas, tendo em conta que o ano lectivo 2025 deverá iniciar a 31 de Janeiro. Na ocasião, mostrou-se confiante na participação dos professores no processo dos exames especiais, uma vez que já estão a receber os seus ordenados pelas horas extraordinárias de trabalho, um dos principais motivos do descontentamento da classe nos últimos dois anos.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.