Mais de 36 mil viajantes já atravessaram fronteiras moçambicanas para quadra festiva

Mais de 36 mil viajantes já atravessaram fronteiras moçambicanas para quadra festiva

Mais de 36 mil pessoas atravessaram as fronteiras de Ressano Garcia, Goba, Namaacha e Ponta do Ouro, na província de Maputo, desde o dia 15 até 20 do mês em curso, para comemorar a quadra festiva em família.

Segundo a porta-voz da Direcção Provincial de Migração de Maputo, Carmen Mazenga, apesar da crise pós-eleitoral que se vive no país, as actividades nos quatro postos fronteiriços da província de Maputo estão a decorrer sem sobressaltos.

Para responder à demanda, houve necessidade de o Serviço Nacional de Migração activar o Km-7, na contraparte sul-africana, de modo a flexibilizar a mobilidade de pessoas e bens.

No mesmo contexto, foi também ajustado o horário de trabalho na fronteira da Ponta do Ouro – das 6h às 18h, contra as habituais 17h. Os restantes postos fronteiriços estão a operar durante 24 horas.

“Esta medida serve para garantir possibilidade de escolha entre os cidadãos. Por causa disso, cogita-se que amanhã (hoje) seja o dia de pico”, disse Carmen Mazenga, citada pelo jornal Domingo.

Em relação ao movimento contrário, isto é, retorno à África do Sul, prevê-se que o maior fluxo migratório seja registado entre 2 e 5 de Janeiro de 2025.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.