O ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, disse que o Governo e parceiros internacionais estão a ajudar as populações afectadas pelo ciclone tropical Chido que fustigou a região norte do país.
“Temos o nosso INGD a trabalhar neste momento, temos recebido apoio de vários parceiros, posso partilhar aqui o apoio da Embaixada da Noruega em produtos alimentares e outros produtos, materiais de construção. Há camiões que vão chegar nos próximos dias vindos da Beira, mas estamos a trabalhar no sentido de restabelecer a vida, a normalidade destas populações”, afirmou Silvino Moreno, citado pela RFI.
Numa visita ao distrito de Eráti, em Nampula, o governante defendeu a necessidade da construção de casas resilientes. “É preciso trazer para aqui conhecimento de melhor construção e também ajudar as pessoas a perceberem como fazer isso porque assim como está vamos ter problemas mesmo sem ciclones”, declarou.
Silvino Moreno encabeça a equipa governamental que avalia, em Nampula, os danos causados no domingo pelo ciclone tropical Chido.
O novo balanço da passagem do ciclone apontava para 73 mortos e 600 feridos nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e Niassa.
“Estamos a falar de mais de 70 óbitos, quase 600 feridos e muitas casas que foram destruídas”, disse Bonifácio António, técnico do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), em declarações à comunicação social. O Centro Nacional Operativo de Emergência registou, pelo menos, 50 mortos só no distrito de Mecúfi, na província de Cabo Delgado.
A passagem do ciclone Chido causou ainda a destruição total ou parcial de 36.207 casas, afectando também 48 unidades hospitalares, 13 casas de culto, 186 postes de energia, nove sistemas de água e 171 embarcações.
(Foto DR)
Deixe uma resposta