A Selecção Nacional de Futebol garantiu na noite de ontem a qualificação ao Campeonato Africano das Nações (CAN), após vitória diante da sua congénere da Guiné-Bissau por 2-1 em pleno Estádio 24 de Setembro, em Bissau.
É um feito inédito para o país, os “Mambas” apurarem-se por duas vezes consecutivas para a maior prova futebolística do continente africano, após os CANs de 1996 e 1998.
O primeiro golo dos “Mambas” foi apontado por Bruno Langa, aos 9 minutos, após uma “bomba” à meio da rua. Entretanto, os “Djurtus” empataram aos 42 minutos, por intermédio de Beto.
As equipas foram ao intervalo empatadas (1-1). Com este resultado, Moçambique já garantia a qualificação.
Nos primeiros minutos da segunda parte, os “Mambas” voltaram a marcar por intermédio de Ratifo num golpe de cabeça, na sequência de ponta pé de canto.
Com este resultado, Moçambique termina a fase de grupos em segundo lugar, com 11 pontos, menos três que Mali, que goleou Eswatini (6-0) na outra partida da mesma série. Guiné-Bissau e Eswatini terminaram com cinco e dois pontos, respectivamente.
Com a vitória, Moçambique apurou-se pela sexta vez, para o CAN, que será organizado pelo Marrocos em 2025, depois de ter participado em 1986 (Egipto), 1996 (África do Sul), 1998 (Burkina Faso), 2010 (Angola) e 2023 (Costa do Marfim).
Deixe uma resposta