A 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) está sendo realizada em Baku, Azerbaijão, de 11 a 22 de Novembro de 2024.
Este evento global reúne líderes mundiais, cientistas, organizações internacionais e representantes da sociedade civil para abordar os desafios mais urgentes relacionados às mudanças climáticas e promover soluções concretas para um futuro sustentável do Planeta.
A Conferência das Partes (COP) é o principal fórum internacional de discussão e tomada de decisão sobre mudanças climáticas, organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), a COP29 busca alinhar os compromissos globais ao Acordo de Paris, priorizando acções para limitar o aquecimento global a 1,5°C.
Em Baku, a COP29 esta a abordar temas estruturantes para o combate das mudanças climática tais como: (1) Financiamento Climático, com enfoque no estabelecimento de novos objetivos financeiros para apoiar os países em desenvolvimento na adaptação e mitigação dos impactos climáticos, (2) Redução de Emissões, para discutir sobre as medidas urgentes para reverter o aumento contínuo das emissões de gases de efeito estufa, (3) Transição Energética, olhar profundo na aceleração da transição para fontes de energia renovável e limitação do uso de combustíveis fósseis, (4) Infraestrutura Resiliente; Estratégias para construir cidades e infraestruturas mais resilientes às mudanças climáticas, e (5) Justiça Climática, Garantir que as ações climáticas sejam equitativas, considerando as necessidades e vulnerabilidades dos países em desenvolvimento.
Neste contexto, a Cidade de Quelimane, esta representada ao mais alto nível pelo seu Edil, Manuel Araújo, este que foi convidado como orador em varias mesas redondas de destaque, cujo os temas são pertinentes: (1) Desbloquear o Potencial do Transporte Urbano Sustentável para Mais Ação Climática; Mesa redonda organizada pelo Banco Mundial em parceria com a UN-Habitat e a UITP, o painel vai explorar como sistemas de transporte urbano sustentável podem reduzir emissões e contribuir para ações climáticas significativas; (2) Cidades Resilientes, Escalando Ações de Adaptação através do Transporte e da Infraestruturas Urbanas, organizado pelo Banco Mundial.
Este Painel tem como objectivo, discutir sobre como investir em infraestruturas urbanas resiliente e sustentável pode ser essencial para enfrentar os desafios das mudanças climáticas; (3) “Mudanças Climáticas e Saúde: Elaborando Políticas para o Futuro Urbano da África” para discutir como as políticas climáticas podem melhorar os resultados de saúde nas cidades africanas; (4) Campeões de Mudança: Mobilizando a Liderança Global para a Ação Multinível Reunião de Líderes Subnacionais: – Este encontro será uma oportunidade única para fortalecer parcerias, fomentar inovações e alinhar compromissos entre líderes subnacionais e outros atores globais
O encontro será a portas fechadas reunirá Governadores, Presidentes de Municípios e Ministros, bem como especialistas em diplomacia climática e urbana, para estabelecer conexões e discutir o avanço da acção climática por meio de uma maior colaboração entre todos os níveis de governo. Outro objectivo é de mobilizar uma liderança global para apoiar acções coordenadas e integradas em todos os níveis de governação, promovendo assim soluções climáticas eficazes e sustentáveis.
Quelimane é uma cidade costeira que a semelhança das outras cidades, em particular nos países em via de desenvolvimento, enfrenta desafios como inundações, erosão costeira e tempestades intensificadas pelas mudanças climáticas. Em resposta a cidade tem se desdobrando a procura de parceiros e tem investido na implementação de políticas e medidas inovadoras para proteger suas comunidades através da mitigação dos impactos e promover o desenvolvimento sustentável.
“A participação de Quelimane na COP29, marca mais uma vez um momento significativo para Cidade quiçá Moçambique, porque aqui vamos continuar a realçar o compromisso com a promoção de acções concretas em prol da sustentabilidade.
Outrossim, esta participação apresenta mais uma oportunidade para compartilhar as experiências e iniciativas locais em sustentabilidade urbana e resiliência climática, porque queremos colocar a nossa cidade como um exemplo de liderança na mitigação dos impactos climáticos no País porque não na Região”, disse Manuel de Araújo.
A delegação de Quelimane, liderada pelo Edil, inclui James Njiji Técnico de Relações Públicas, Comunicação e Cooperação, chegou a Baku para reforçar o compromisso em ser parte activa no debate Global sobre Mudanças Climáticas e soluções de curto, médio e longo prazo. (Nota informativa)
Deixe uma resposta