A Renamo é um dos partidos políticos que mais deu dor de cabeça a Frelimo, pelo menos até as sextas Eleições Gerais, mas os resultados do escrutínio realizado no dia 09 de Outubro corrente, mostram um cenário completamente diferente.
A perdiz pode ter tido o pior resultado da história, aparentemente devido a desavenças internas. Independentemente dos resultados até aqui divulgados, o estranho é o silêncio da liderança do próprio partido, sobretudo do presidente, Ossufo Momade.
Aliás, segundo uma publicação do Diário da Zambézia, na semana finda, entrevistado por uma estação de televisão nacional, o cabeça de lista da Renamo a Governador da Zambézia, Manuel de Araújo, mostrou-se preocupado com o silêncio de Momade.
“O presidente tem que sair do quarto e estar na rua, e mostrar o seu posicionamento sobre os resultados”, instou Araújo, para quem, “não pode continuar no quarto, é inaceitável”, entende o político.
Na mesma entrevista, o também edil de Quelimane, frisou que o seu partido perdeu uma grande renovação aquando do Congresso de Alto-Molócuè, “o que nós propusemos em Alto-Molócuè, era que o presidente Ossufo, continuasse no seu cargo, e que houve uma pessoa mais jovem que pudesse comunicar-se com a juventude para avançar com essa agenda”, lembrou De Araújo, tendo sublinhado que, “todo mundo quando saiu do congresso estava minimamente convencido de que essas eleições não seriam muito boas”, rebateu o político.
Mesmo assim, Manuel de Araújo, não descarta ter havido fraude. De referir que a Comissão Nacional de Eleições pode divulgar os resultados esta quarta-feira.
(Foto DR)
Deixe uma resposta