Um grupo de membros da Frelimo foi encontrado com várias listas e cartões de eleitores. Desconhecem-se em que distrito foi, mas, teria sido na cidade de Nampula, denuncia o CIP Eleições.
A publicação do CIP indica que trata-se de um ilícito eleitoral que vem sendo cometido impunemente em todos os processos eleitorais moçambicanos.
Algumas das listas e cartões estavam na carteira de uma das jovens. Eles (um adulto e uma jovem) foram flagrados a recolher cartões e os números dos cartões e quando se aperceberam tentaram fugir, mas dois foram neutralizados.
Elementos da comunidade, provavelmente pertencentes a partidos da oposição, concluem que as listas são de pessoas que já votaram, porque foram sinalizadas com descargas, um procedimento que só deveria ocorrer durante a votação.
Na última edição, o CIP Eleições denunciou que em Eráti, na província de Nampula, um funcionário do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Eráti, por sinal, chefe de Repartição de Administração e Finanças, deslocou- se, esta semana, à comunidade de Nanhança, posto administrativo de Namapa com o objectivo de recolher cartões de eleitor e fazer descargas no caderno de recenseamento eleitoral. (Fonte: CIP Eleições)
Deixe uma resposta