PR diz que 7 de Setembro contribuiu para o desenvolvimento de Moçambique

PR diz que 7 de Setembro contribuiu para o desenvolvimento de Moçambique

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse hoje que 7 de Setembro contribuiu para o desenvolvimento da sociedade moçambicana em diversos sectores, designadamente: educação, saúde e infra-estruturas.

 E não só: “O 7 de Setembro permitiu a igualdade entre homens e mulheres, o que no período colonial era impossível,” afirmou no seu discurso no âmbito das cerimónias centrais de celebração dos 50 anos da assinatura dos Acordos de Lusaka.

Nyusi disse ainda citado na publicação do jornal “O País” que, ao longo dos últimos 50 anos, os moçambicanos enfrentaram muitos desafios, entre os quais conflitos armados e desastres naturais. No entanto, nada dessas adversidades políticas, sociais ou ambientais comprometeram a unidade nacional.

Segundo o Chefe de Estado Moçambique seguiu o seu percurso como uma nação determinada, com os referidos avanços na educação, saúde e nas infra-estruturas, o que, para Nyusi, testemunha o trabalho árduo do povo. Entretanto, Filipe Nyusi reconhece que há muito por se fazer, o que será possível graças a uma mentalidade prática. “Não somos homens de teorias, mas de fazer o que o povo precisa. O desenvolvimento tem de se fazer com actos”.

Aos antigos combatentes da luta de libertação nacional, Filipe Nyusi manifestou gratidão e admiração. E disse que foi por essa razão que o seu Governo tem desenvolvido um conjunto de acções para reconhecer os antigos combatentes.

Até aqui, milhares de antigos combatentes foram condecorados; milhares de filhos de antigos combatentes se beneficiaram no ensino geral; e milhares de novas pensões foram concedidas.

“A nação se curva em sua reverência”, disse, sublinhando que “Todos os que passaram pela epopeia da luta armada têm direito a uma medalha”.

Nyusi não se esqueceu do combate ao terrorismo em Cabo Delgado. Agradeceu a todos os envolvidos e disse ainda que os antigos combatentes inspiram essa luta por um país próspero.

Aos concorrentes às eleições gerais de 9 de Outubro, Nyusi apelou civismo e urbanidade até aqui demonstrada, e que todos continuem a assumir uma postura que dignifica os moçambicanos. O Presidente da República apelou para a adesão massiva às urnas.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.