Venâncio Mondlane promete isenções fiscais para a transferência de empresas

Venâncio Mondlane promete isenções fiscais para a transferência de empresas

O candidato independente às eleições presidenciais de 9 de outubro próximo, Venâncio Mondlane, prometeu que, caso seja eleito, vai implementar isenções fiscais a favor dos moçambicanos residentes no estrangeiro que pretendam transferir os seus negócios para o país.

Falando a moçambicanos residentes na província sul-africana de Gauteng, Mondlane disse que há questões fiscais que dificultam a transferência de negócios para Moçambique, pelo que prometeu “rever impostos como o IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) e direitos aduaneiros, facilitando assim o regresso dos empresários moçambicanos ao seu país”.

“Queremos implementar isenções fiscais de modo a permitir que as qualificações adquiridas no estrangeiro sejam facilmente transferidas para Moçambique, dinamizando a economia do país”, referiu numa publicação divulgada na sua página do Facebook.

Mais adiante, Mondlane afirmou que continuou a sua viagem internacional, porque está a apostar na interação directa com os moçambicanos residentes na África do Sul, uma vez que são potenciais eleitores.

“Um dos grandes desafios que os moçambicanos na diáspora enfrentam é a dificuldade de integração dos seus filhos no sistema de ensino sul-africano, bem como as complicações na transferência de negócios para Moçambique. Vamos criar condições para agilizar o processamento de documentos sem a necessidade de vir a Moçambique”, enfatizou o candidato, explicando que estas medidas não requerem recursos externos, mas sim uma reorganização do processo político e fiscal.

 

(Foto: Santos Vilanculos)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.