O Governo moçambicano, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, convida a sociedade a apostar no agro-processamento como forma de aproveitar, na íntegra, os produtos agrícolas das comunidades.
O desafio foi lançado esta quinta-feira (22), em Maputo, pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Daniel Nivagara, durante o VII Seminário Nacional de Divulgação e Gala de Premiação de Inovações de Agro-Processamento.
Segundo o governante, o agro-processamento é estratégico para o desenvolvimento sustentável do país, frisando que Moçambique possui imenso potencial agrícola para hortícolas, cereais, leguminosas, raízes e tubérculos, entre outras culturas.
“O processamento de produtos agrícolas representa uma grande oportunidade para criar emprego, reduzir a pobreza, e aumentar a segurança alimentar, especialmente nas zonas rurais”, acrescentou o ministro, assinalando que a maior parte da produção é consumida em trechos, sem o processamento para suprir as necessidades em épocas de escassez, fazendo com que grande parte dos produtos alimentares processados continue a ser importada.
(Foto DR)
Deixe uma resposta