O Governo moçambicano e a União Europeia (UE) assinaram, ontem, quarta-feira (21), em Maputo, o acordo sobre o Estatuto de Formação Militar da Missão de Treinamento da União Europeia (UE), no país.
Trata-se de um acordo que formaliza a permanência da Missão Militar da UE, em Moçambique, por mais dois anos.
Na ocasião, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, enalteceu a UE pelo contributo no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.
“O acordo é muito importante. Aproveitamos o momento para agradecer toda dedicação na formação dos nossos jovens, mas também o apoio no âmbito do combate ao terrorismo “, disse a governante, citada pela AIM.
Por sua vez, o representante da UE em Moçambique, Antonino Maggiore, referiu que a assinatura do acordo constitui um momento significativo no contexto de parceria política entre Moçambique e a UE.
“É uma parceria muito estreita, 360 graus de apoio ao país pelo desenvolvimento no contexto do grande desafio da segurança no norte de Cabo Delgado “, disse Maggiore, assinalando que a prorrogação da Missão de Treino Militar da UE, por mais dois anos, expressa a vontade de fortalecimento da parceria.
A província de Cabo Delgado enfrenta ataques terroristas há mais de seis anos, que levaram a uma resposta militar desde Julho de 2021, com apoio do Ruanda e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, libertando distritos junto aos projectos do gás.
(Foto DR)
Deixe uma resposta