O Presidente da República (PR), Filipe Jacinto Nyusi, procedeu ontem, a inauguração da Rede Eléctrica do Posto Administrativo (PA) de Nihessiue, no Distrito de Murrupula, Província de Nampula.
Trata-se de um Projecto avaliado em cerca de 89 milhões de Meticais, financiados pelo Governo de Moçambique (GdM), indica o comunicado da empresa que tivemos acesso.
A rede elétrica durante a fase de implementação, permitiu a criação de 32 postos de trabalho, dentre os quais 23 a nível local, e outros 09 do pessoal técnico do empreiteiro.
Na ocasião, o Presidente da República destacou que a chegada de energia da Rede Eléctrica Nacional (REN) à Nihessiue trará melhorias substanciais na qualidade de vida daquela população.
“Energia não é só para iluminar, mas também para produzir. Em tão pouco tempo, veremos, aqui, negócios a prosperarem e o bem-estar a instalar-se na vida dos nossos concidadãos de Nihessiue.”, afirmou o PR.
O Projecto de Nihessiue consistiu na construção de 25km de Linha de Média Tensão e 10km de Rede de Baixa Tensão.
Igualmente, foram instalados 150 Candeeiros de Iluminação Pública e 05(cinco) Postos de Transformação (PT), que totalizam 500kVA de potência, o que assegurou a ligação de 183 consumidores, dos 1000 previstos na primeira fase.
Esta Linha abrange, no seu trajecto, a Sede de Posto Administrativo de Nihessiue e o Povoado de Nathepo, bem como os
Povoados de Nacuca e Nacorare, no Posto Administrativo de Murrupula-Sede.
A Província de Nampula tem um total de 70 Postos Administrativos, dos quais 55 estão electrificados e 15 estão por electrificar, através da Rede Eléctrica Nacional (REN) e Sistemas Isolados.
Actualmente, estão em curso nesta Província, obras de electrificação nos PA ́s de Lunga, em Mossuril, Muatua e Calipo, em Mogovolas e Aube, em Angoche, através da REN, bem como em Muite e Milhana, em Mecuburi e Lúrio, em Memba, por meio de Sistemas Isolados.
Deixe uma resposta