Pacientes do Hospital Central de Nampula já podem sorrir de alegria, pois já podem ser tratados condignamente com a chegada do gesso àquela província.
Isso ocorreu após uma peça de reportagem exibida pelo canal televiso da STV, que relatava o drama vivido pelos pacientes que por falta de gesso eram tratados de forma indigna, com recurso a papelão.
Trata-se do primeiro stock de gesso que chegou de avião à cidade de Nampula, na noite desta segunda-feira, 15 de Julho, como tinha prometido o Governo, através do ministro da Saúde.
Hermenegildo Hua, médico ortopedista, explicou ao jornal O “País” que depois de um longo período de escassez de gesso, foram recebidos cerca de 2500 rolos, que acredita ser uma quantidade suficiente para fazer um tratamento adequado.
“Assim também podemos evitar complicações que resultam de tratamentos pouco recomendados em caso de trauma”, referiu a fonte.
O médico ortopedista diz ainda que este lote recebido deverá servir para as duas próximas semanas e “há esperança de receber mais gesso de forma a suprir as necessidades”.
Houve casos de consolidações viciosas, isto é, osso que não se colou na devida posição”, explica Hermenegildo Hua.
Os pacientes que foram tratados com papelão serão submetidos a uma avaliação médica, para, caso haja necessidade, serem feitas as devidas correções, explicou a fonte citado ainda pelo jornal.
A urgência de ortopedia e traumatologia no Hospital Central de Nampula atendeu mais de quatro mil e quinhentos casos, só nos primeiros seis meses deste ano.
Foto: O País
Deixe uma resposta