O recém-nomeado ministro das Relações Exteriores da África do Sul, Ronald Lamola, disse, na quinta-feira, na Cidade do Cabo, que a África do Sul vai continuar a agir dentro das instituições mundiais para proteger os direitos do povo palestino e garantir a aplicação justa do direito internacional para todos.
“A África do Sul vai continuar a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para preservar a existência do povo palestino como um grupo”, disse, falando durante uma abordagem pública sobre a política externa, desde sua nomeação no início do mês.
Lamola assegurou, igualmente, a continuidade dos trabalhos multilaterais para garantir o fim de todos os actos de apartheid e genocídio perpetrados contra o povo palestino.
O diplomata, que anteriormente foi ministro da Justiça e dos Serviços Correcionais, disse que a África do Sul continua a levantar a situação dos palestinos por meio de várias plataformas multilaterais, incluindo a ONU, pedindo acesso à ajuda humanitária para o povo de Gaza.
“Como nossa política externa está ancorada em nossa história de solidariedade com aqueles que lutam contra a opressão e a ocupação, continuaremos a apoiar o povo do Saara Ocidental em sua busca pela autodeterminação”, disse Lamola. (Monitor do Oriente Médio)
Deixe uma resposta