O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou, hoje, terça-feira (25), durante as celebrações dos 49 anos anos da independência nacional, que o país está relativamente em paz, depois do conflito armado entre irmãos.
“Decidimos sentar à mesma mesa e restabelecer a paz perene. Hoje, todas as batalhas políticas são travadas na urnas. O grande desafio é controlar o terrorismo, que perturba alguns distritos da província de Cabo Delgado”, disse o chefe do Estado moçambicano, na Praça dos Heróis, em Maputo.
Filipe Nyusi sublinhou que com vista a tornar sustentável a paz efectiva, o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) das forças residuais da Renamo está numa fase bastante avançada, e que dos 5221 guerrilheiros abrangidos pelo processo, até ao dia 20 de Junho corrente, 4273 já tinham as suas pensões fixadas, e destas, 3547 estão em pagamento.
Citado pelo jornal Domingo, o governante apelou aos 948 beneficiários que ainda não beneficiaram das pensões a apresentarem-se o mais rápido possível à equipa técnica conjunta do DDR, para regularização da sua situação, de modo a encerar o processo.
(Foto DR)
Deixe uma resposta