Cabo Delgado: Governo provincial anuncia centros para acolher insurgentes que se rendam

Cabo Delgado: Governo provincial anuncia centros para acolher insurgentes que se rendam

O secretário de Estado da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, anunciou que os insurgentes que se entregarem às autoridades serão reabilitados e reintegrados nas comunidades.

António Supeia disse que o Governo e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) estão a trabalhar na criação de três centros transitórios nos distritos de Muidumbe, Macomia e Mocímboa da Praia.

“Algumas pessoas não regressavam porque não encontravam um interlocutor a partir do qual podiam regressar. Uns tinham receio de se apresentarem às forças de defesa e segurança. A ideia era encontrarmos um actor neutro que estaria em frente dos centros, sem que a cara fossem as forças de defesa e segurança ou um indivíduo fardado”, declarou António Supeia.

Citado pela RFI, o responsável acrescentou que o Governo e a Organização Internacional para as Migrações estão a criar centros de trânsito: “De uma ou de outra maneira existem pessoas que estão a regressar e estas pessoas, por um lado, devem merecer algum tratamento não de forma discriminatória, mas também integrá-las de forma mais sustentável para evitar que muitas delas voltem”, concluiu.

Os centros serão instalados nos distritos de Muidumbe, Macomia e Mocímboa da Praia.

A província de Cabo Delgado tem vindo a ser afectada por um conflito desde 2017 que aterroriza as populações. Grupos de rebeldes armados têm pilhado e massacrado aldeias e vilas um pouco por toda a província e uma variedade de ataques foi reivindicada pelo ‘braço’ do autoproclamado Estado Islâmico naquela região.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.