Teve lugar ontem, 19 de Junho, na Cidade de Maputo, a assinatura oficial da Acção Multi-Doadores “Capacitar para Empregar”, uma acção que marca um passo decisivo para fortalecer as perspectivas de emprego para os jovens moçambicanos.
A cerimônia de assinatura, que contou com a presença da Comissária da União Europeia Jutta Urpilainen e do Embaixador da Alemanha em Moçambique, Ronald Münch, representantes dos Estados-Membros da União Europeia (UE) em Moçambique e do Governo de Moçambique, representa um compromisso conjunto em prol do desenvolvimento sustentável e do empoderamento económico em Moçambique.
As actividades da iniciativa “Capacitar para Empregar” irão incidir no fortalecimento da Educação Profissional, alinhando os programas de formação às necessidades do mercado, e fomentando um ambiente propício para o desenvolvimento das start-ups e das pequenas e médias empresas (PMEs).
Este enfoque integrado visa estimular o emprego, especialmente entre os jovens moçambicanos, com uma forte ênfase nos sectores essenciais para o avanço das iniciativas verdes. “Capacitar para Empregar”, com um orçamento substancial de 9,35 milhões de euros, é co-financiado pela UE e pelo o Governo Federal da Alemanha, e será implementado pela Deutsche Gesellschaft für internationale Zusammenarbeit (Agência Alemã de Cooperação Internacional – GIZ).
A acção faz parte da Iniciativa Equipa Europa e-Juventude e contribui para a Iniciativa Equipa Europa Green Deal em Moçambique, com o objectivo de capacitar os jovens para liderar a transformação socioeconómica e verde de Moçambique. Cerca de 80% dos moçambicanos tem menos de 35 anos de idade. O programa será pertinente num contexto em que, Moçambique enfrenta o desafio de integrar essa população jovem no mercado laboral.
(Foto: DR)
Deixe uma resposta