Absa Bank Moçambique voltou a demonstrar um desempenho financeiro positivo em 2023. Atingiu resultados líquidos anual de 1 623 milhões de meticais, ou seja, um crescimento de 58.7% em relação ao ano anterior.
Este desempenho foi acompanhado por uma sólida base de capital, e uma robusta posição de liquidez, permitindo aumentar a remuneração dos accionistas e melhorar a eficiência da operação, indica um comunicado desta instituição financeira.
O banco diz ainda que o desempenho teve como base as melhorias contínuas implementadas ao longo de 2023, investimento em tecnologia, no sentido de assegurar a entrega de um serviço mais eficiente, seguro e de excelência aos seus Clientes.
Estes esforços, refere o banco, resultaram numa melhoria significativa do rácio de eficiência, de 61.8% para 59.1% em 2023, evidenciando o aprimoramento contínuo na gestão eficiente dos recursos.
Quanto ao rácio de liquidez, o Absa diz que o mesmo situou-se 33.9% e um rácio de solvabilidade de 20%, acima dos mínimos regulamentares de 25% e 13%, respectivamente.
O produto bancário do Banco registou um crescimento significativo em relação ao ano anterior, com um aumento de 16.2%. Esse aumento foi impulsionado pelo crescimento da margem financeira, que aumentou em 12%, e principalmente pela margem complementar, que teve um crescimento excepcional de 30%.
Os depósitos cresceram 5%, evidenciando a confiança dos Clientes que vêm no Absa o Banco para as suas poupanças e investimentos.
Os activos do Banco registaram um aumento de 16.4%, aumento esse alicerçado numa sólida gestão de risco, o que permite que o Absa continue comprometido no apoio ao aumento da actividade dos seus Clientes bem como com o crescimento da economia do País.
O desempenho financeiro do Absa em 2023 mostra a estabilidade e sustentabilidade da estratégia do Banco que permite, ano após ano, reforçar a sua solidez financeira e a relação com os seus Clientes.
Um ano impactante para os seus Colaboradores
O Banco continuou a investir nas suas pessoas. Promoveu o seu desenvolvimento proporcionando mais de 33 mil horas de formação. Continuou a ser um exemplo da igualdade de género, tendo atingido 50% de mulheres na liderança. Manteve a aposta no equilíbrio entre Trabalho e Vida Pessoal, adoptando novas ferramentas para a eficiência do trabalho híbrido.
Compromisso com a Sustentabilidade
O Banco demonstra o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável em Moçambique, apoiando o Parque Nacional de Maputo, impactando cerca de 180 mil famílias, capacitando mais de 18 mil jovens com o programa Ready to Work e beneficiando 250 crianças através do Projecto Xiquitsi.
Apoia igualmente o Mozambique Fashion Week (MFW) e a plataforma de formação para artistas, Ready for Art. Está firmemente comprometido com a literacia financeira, alcançando mais de 7.4 milhões de pessoas. Adicionalmente, instalou sistemas fotovoltaicos nos seus balcões, reduzindo significativamente a sua pegada de carbono.
Deixe uma resposta