Estudantes da UniLúrio denunciam um “ambiente de terror” e assédio sexual

Estudantes da UniLúrio denunciam um “ambiente de terror” e assédio sexual

Um grupo de estudantes da Universidade Lúrio (UniLúrio) denunciaram esta semana, uma série de problemas envolvendo aquela instituição pública de ensino superior, com sede em Nampula, no norte do País.

Segundo a denúncia, os problemas na UniLúrio vão desde os cortes orçamentais até o descontentamento dos docentes, contribuindo assim para a proliferação da corrupção, assédios sexuais contra estudantes, estágios não pagos, tanto aos médicos estagiários, assim como às instituições de acolhimento dos estágios.

Uma publicação do portal Ikweli refere que os estudantes andam cansados, agastados, não vendo a quem recorrer, e já tentaram promover manifestações, mas foram repelidos.

“As unidades orgânicas passaram a funcionar à sua maneira, e a Faculdade de Ciências de Saúde, o cartão de visita da UniLúrio, tornou-se numa das mais péssimas. Os docentes dos cursos desta faculdade começaram a envolver-se na venda de notas para ganharem algum dinheiro, pois a extensão que pagava as pesquisas deixou de ser proactiva e o salário pago pelo Estado não chega para suprir as despesas dos docentes”, lê-se na carta de denúncia, citada pelo portal.

Na carta de denúncia, os estudantes afirmam que a Faculdade de Ciências de Saúde tornou-se em um “autêntico cemitério de sonhos”, justificando que “para quem algum dia conheceu a Universidade Lúrio, sabe muito bem que agora ela perdeu a boa imagem que tinha, e o seu sistema académico é dos mais críticos que já existiu, devido a má regência da reitoria, direcção da Faculdade de Ciências de Saúde, e coordenação do Curso de Medicina”.

“Os médicos estagiários estão neste momento sentados sem rumo. Os docentes/funcionários da universidade estão em constante pedido de demissão por conta da falta de valorização do seu trabalho, falta de salários há meses, e falta de condições mínimas para exercer as suas funções naquela Universidade, que recentemente foi elevada a uma das melhores do País”, acrescenta o documento.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.