O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, acredita que a propagação do terrorismo em África e outros tipos de conflitos têm vindo a agravar as fragilidades dos países africanos e dos seus povos.
Nyusi fez esta declaração no contexto da 37ª Cimeira da União Africana, que decorre em Adis Abeba.
“Esta é uma reunião relevante, obviamente porque se centra numa área que é de grande prioridade para o meu governo, até porque está a decorrer no momento em que a nossa Estratégia de Educação Inclusiva está a ser implementada”, afirmou o Presidente, na sua página oficial no Facebook.
Segundo Nyusi, a sessão de abertura da Cimeira da União Africana “deixou claro que os líderes africanos estão dispostos a unir forças para superar os desafios do continente”.
Nyusi afirma que os participantes da Cimeira “prestarão maior atenção à avaliação do estado de implementação das decisões tomadas na 36ª Cimeira sobre diversas questões de desenvolvimento no continente, com ênfase na paz, segurança e fortalecimento da integração continental”.
A abertura da 37ª Cimeira da União Africana foi marcada por discursos veementes condenando os conflitos emergentes no continente.
A conferência é realizada sob o lema ““Educar um africano adequado para o século 21: Construindo Sistemas Educacionais Resilientes para Maior Acesso à Aprendizagem Inclusiva, ao Longo da Vida, de Qualidade e Relevante em África”.
Deixe uma resposta