Taxa prime cai para 23,5%

Taxa prime cai para 23,5%

A taxa preferencial, que é responsável pelos empréstimos e outras operações de crédito no sistema financeiro, caiu de 24,1% para 23,5%, uma redução de 0,60 pontos percentuais, segundo um comunicado da Associação Moçambicana de Bancos.

“Dos anteriores 24,10%, a Taxa de Referência do Sistema Financeiro Moçambicano é agora de 23,50%, dos quais 17,30% são o Índice Único, calculado pelo Banco de Moçambique; e 6,20% é o Prémio de Custo, calculado pela Associação Moçambicana de Bancos”, lê-se na nota de bancos. 

Segundo o comunicado, “a Taxa Prime do Sistema Financeiro Moçambicano é a taxa de referência única para as operações de crédito com taxa de juro variável e resulta da soma do Índice Único e do Prémio de Custo”.

Esta taxa, explica a nota que temos vindo a citar, aplica-se às operações de crédito contratadas entre instituições de crédito e sociedades financeiras e os seus clientes, acrescida de uma margem (spread) que será adicionada ou subtraída à Prime Rate, em função da análise de risco de cada categoria específica de crédito. ou operação.

Refira-se que o primeiro trimestre do ano passado foi o período com a taxa referencial mais baixa, quando foi de 22,60%.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.