Sector privado atinge índice de vendas mais baixas dos últimos 11 meses – inquérito PMI

Sector privado atinge índice de vendas mais baixas dos últimos 11 meses  – inquérito PMI

O setor privado de Moçambique terminou 2023 na sua posição mais fraca desde o início do ano, segundo os dados do inquérito PMI.

As empresas viram os volumes da carteira de encomendas caírem para território negativo.

Os níveis de actividade e de compras continuaram a diminuir, conduzindo à maior redução dos stocks desde Julho. Como nota positiva, a procura mais fraca de meios de produção ajudou os fornecedores a entregarem os artigos mais rapidamente, mantendo ao mesmo tempo as pressões relativas aos custos baixos, apesar do primeiro aumento dos preços dos meios de produção em três meses.

O principal valor calculado pelo inquérito é o Purchasing Managers’ IndexTM (PMI®).
Indicadores acima de 50,0 apontam para uma melhoria nas condições das empresas no mês anterior, ao passo que indicadores abaixo de 50,0 mostram uma deterioração.

O último indicador do PMI de 48,4 colocou o sector privado moçambicano em zona de contração pelo segundo mês consecutivo em Dezembro.

O índice baixou de 49,6 em Novembro, atingindo o indicador mais baixo dos últimos 11 meses.

As empresas moçambicanas reduziram os seus níveis de produção pelo segundo mês consecutivo em Dezembro, com a diminuição a acelerar ligeiramente, mas a permanecer globalmente modesta.
De acordo com os membros do painel, a diminuição da actividade deveu-se, em grande medida, a vendas fracas e ao esgotamento dos inventários.

Os últimos dados do inquérito revelaram uma queda nos volumes de vendas pela primeira vez em quase um ano.

As empresas observaram que o poder de compra dos clientes tinha enfraquecido devido ao aumento das taxas de juro, embora a taxa de declínio das novas encomendas tenha sido, em geral, apenas ligeira.
Os dados relativos às existências continuaram a mostrar os esforços das empresas moçambicanas para reduzir os seus inventários dos meios de produção.

Posteriormente, os níveis de stock caíram pelo terceiro mês consecutivo em Dezembro, tendo o ritmo de diminuição acelerado para o mais rápido desde Julho.

A queda coincidiu com uma quarta redução mensal consecutiva da atividade de aquisição, embora muito mais suave do MOÇAMBIQUE PMIPMIcorrigido de sazonalidade, >50 = melhoriaJul – Dez ‘23PMI® do Standard Bank Moçambique  2024 S&P Globalque o pico de três anos e meio registado em Novembro.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.