Época chuvosa: Plano de contingência para cidade de Maputo avaliado em 71 milhões de meticais

Época chuvosa: Plano de contingência para cidade de Maputo avaliado em 71 milhões de meticais

O plano de contingência para a capital moçambicana, Maputo, para a época chuvosa que iniciou no país em Outubro último, está avaliado em mais de 71 milhões de meticais.

Segundo a porta-voz do Conselho Municipal de Maputo, Alice de Abreu, que falava à Televisão de Moçambique (TVM), canal público, durante uma entrevista alusiva as celebrações dos 136 anos da cidade de Maputo que se assinalou na sexta-feira, a ONU-Mulheres e o Banco Mundial, já manifestaram disponibilidade para apoiar financeiramente às actividades do plano, sublinhando que as intervenções já iniciaram antes do início da época chuvosa.

Entretanto, o Governo ainda não aprovou o Plano Nacional de Contingência, documento vital para a prevenção e mitigação do impacto de eventos extremos, mas os cálculos apontam que deverá rondar nos cerca de 203 milhões de dólares.

A época chuvosa termina em Março de 2024.

Relativamente aos transportes um dos mais desafiantes sectores na urbe, a porta-voz admite haver solução dentro dos próximos 60 dias, por estar em curso a implementação do projecto de mobilidade urbana.

“A cidade de Maputo faz parte dos beneficiários deste projecto que se denomina “MOVE Maputo”, que está sob alçada do governo, e com esse projecto teremos acautelado de alguma parte a questão das vias de acesso e dos transportes na nossa urbe”, afirmou Abreu.

Pelo menos 17 quilómetros de estradas serão reabilitados e asfaltados nas cidades de Maputo e Matola, no âmbito do projecto de melhoria da mobilidade urbana na região metropolitana de Grande Maputo.

A ser implementado pelo Ministério de Transportes e Comunicações, o projecto prevê a reabilitação da Avenida 24 de Julho, entre as avenidas da Tanzânia e Zâmbia, na cidade de Maputo, numa extensão de 3,2 quilómetros.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.