O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou esta quarta-feira, as duas pontes que marcam o fim do sofrimento de automobilistas que eram obrigados a baldear a carga para poderem passar na antiga ponte que já se encontrava num estado obsoleto.
Assim, o tempo de viagem entre as regiões norte e sul de Moçambique vai reduzir consideravelmente com a inauguração, ontem, de uma nova ponte sobre o rio Save e com a reabilitação de outra num espaço adjacente que liga as províncias de Inhambane e Sofala.
A infra-estrutura, baptizada com o nome “06 de Agosto”, está orçada em cerca de 5,6 mil milhões de meticais financiados na sua íntegra pelo Orçamento do Estado.
Falando na ocasião Nyusi disse que a construção de uma nova ponte sobre o rio Save e a reabilitação da antiga se enquadra no projecto de garantir a ligação do país através da Estrada Nacional Número 1 (N1) e visa fazer face as mudanças climáticas. Também vai catapultar a economia nacional.
Citado pela AIM, Nyusi disse que o governo está a mobilizar recursos para a construção de estradas que ligam a N1
“Com a conclusão das obras de construção da nova ponte sobre o Save e da reabilitação da antiga fica assegurado o contínuo fluxo de tráfico sobre o rio. Com a travessia do rio Save pronta o governo está concentrado na mobilização de financiamento complementar para esta ponte”
Na ocasião Nyusi anunciou a construção de mais uma ponte sobre o rio Save.
“Estamos neste momento a trabalhar para estruturar o financiamento para construção de mais uma ponte ligando os distritos de Massingir no distrito de Gaza e Mussurize e Machaze na provincia de Manica.”disse.
Acrescentou que a construção da nova ponte também está em linha com a estratégia do governo de Moçambique de criar uma estrada alternativa a EN1 passando por Macie-Chókwè, Guijá-Mabalane, Mapai-Massingir, Mossurize Chimoio até Muxúngue ou Inchope”
Por seu turno, o representante da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) disse que a nova ponte vai encurtar consideravelmente o tempo de viagem.
Explicou que, com a ponte antiga, o tempo de viagem cresceu cerca de 40 por cento. Para a cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, a subida do tempo de viagem foi maior, chegando a cerca de 50 por cento. Quer dizer que de 10 dias de viagem hoje, com a existência da ponte, o tempo de viagem reduziu de três para sete dias.
A nova infra-estrutura, com capacidade para acomodar até 50 toneladas, tem dois viadutos em sentido opostos e é do tipo suspensa e pré-reforçada, com três vãos de 210 metros e dois de 110, perfazendo 810 metros de extensão e uma faixa de rodagem de 7,20 metros de largura.
A ponte nova tem cerca de 1.000 metros de cumprimento e 13,5 metros de largura está concebido para todo tipo de viaturas enquanto a ponte reabilitada apenas está reservada para o trânsito de viaturas ligeiras.
As obras estiveram a cargo da construtora China Road and Bridge Corporation (CRBC), que também foi responsável pela implantação da ponte Maputo/Ka Tembe e da Estrada Circular Maputo.
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