Inscritos mais de 20 mil observadores nacionais para autárquicas

Inscritos mais de 20 mil observadores nacionais para autárquicas

Mais de 20 mil observadores nacionais foram inscritos para acompanhar o processo de votação das sextas eleições autárquicas, que se realizam amanhã, 11 de Outubro, em todo o país.

“Até ao momento, temos 20.311 observadores nacionais e 80 observadores internacionais”, disse Regina Matsinhe, porta-voz do STAE, durante uma conferência de imprensa em Maputo.

A porta-voz avançou ainda que foram credenciados também 866 jornalistas nacionais e dois internacionais para acompanhar o processo eleitoral.

Ao nível de mão de obra para o processo, o STAE diz ter contratados 47.495 membros das assembleias de voto, que deverão assistir às 6.785 mesas em todo o país, compostas, cada uma, por sete elementos, entre os quais um presidente, um vice-presidente, um secretário e quatro escrutinadores.

Dos escrutinadores, três são provenientes dos partidos políticos com assento na Assembleia da República, nomeadamente Frelimo, a Renamo e o MDM, acrescentou Regina Matsinhe.

Por questões de segurança, a fonte explicou serão alocados meios de transporte aéreo para locais de difícil acesso, como por exemplo, a Ilha do Ibo, Mocímboa da praia e Mueda, na província de Cabo delgado.

Para as sextas eleições autárquicas, foram inscritos mais de 8,7 milhões de eleitores para votar em todo o país, segundo dados da Comissão Nacional de Eleições.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.