Nampula: EDM já electrificou mais de 70% de postos administrativos

Nampula: EDM já electrificou mais de 70% de postos administrativos

A empresa pública, Electricidade de Moçambique (EDM), já electrificou, na província de Nampula, no norte do país, 52 postos administrativos através da Rede Eléctrica Nacional (REN) e Sistemas Isolados.

Segundo a EDM, o universo é de 70 postos administrativos, perfazendo uma taxa de abrangência de 75%, garantindo que um total de 18 postos administrativos serão cobertos até 2024.

Falando sobre o ponto de situação da expansão da rede eléctrica neste ponto do país, Cláudio Dambe, director de Electrificação e Projectos, disse que dos postos administrativos, por iluminar, 12 serão electrificados, através da Rede Eléctrica Nacional e seis através de sistemas isolados, cumprindo, dessa forma, o projecto do governo de ligar corrente eléctrica à todos os Postos Administrativos até 2024, perseguindo as metas de acesso universal até 2030.

“A Província de Nampula tem um total de 70 Postos Administrativos, dos quais 52 estão electrificados e 18 por electrificar através da Rede Eléctrica Nacional e Sistemas Isolados”, referiu Dambe, citado pela AIM.

Os esforços do Governo para a electrificação do país, através da EDM, Fundo de Energia (FUNAE) e outros parceiros do sector, colocam, neste momento, a província de Nampula com uma taxa de cobertura de energia eléctrica na ordem de 43 por cento.

De acordo com a fonte, para este ano, a EDM já arrancou com as obras para electrificação de mais sete Postos Administrativos, tanto em On-grid (dentro da rede) como em Of-grid (fora da rede), nos distritos de Mecuburi, Memba, Mogovolas, Muecate e Murrupula, respectivamente nos Postos Administrativos de Muite, Milhana, Lúrio, Muatua, Imala, Luluti e Nihessive.

Entretanto, a EDM reconhece que persistem desafios de mobilização de recursos para financiar o remanescente de oito Postos Administrativos cujo as obras ainda não arrancaram.

Mesmo sem fundos para o efeito, a empresa projecta o arranque e término das obras para 2024, concretamente nos distritos de Mogovolas, Nacaroa, Angoche, Muecate, Malema, Larde, Memba e Mossuril, sucessivamente nos Postos Administrativos de Calipo, Intete, Aube, Muculuone, Chuhulo, Mucuali, Mazua e Lunga.

A fonte partilhou, igualmente, que, em Nampula estão em curso projectos de expansão da rede eléctrica, nomeadamente, ProEnergia, cuja primeira fase irá terminar em Dezembro de 2023, e a segunda em 2024 com previsão de término em 2026, ambos na componente On-grid.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.