O álbum “Sounds of Peace” do músico moçambicano Moreira Chonguiça foi nomeado para a 29.ª edição do South African Music Award (SAMA), na categoria “Rest of Africa Award”, segundo a núncio feito na terça-feira, em Soweto, Joanesburgo (África do Sul).
Este álbum é um testemunho do talento excepcional de Chonguiça como músico e compositor, e sua dedicação em promover a paz e a reconciliação através da arte, bem como seu compromisso em usar a música como uma ponte para a paz e a compreensão.
Para Chonguiça, a nomeação para o SAMA na véspera do Dia da Paz e Reconciliação em Moçambique, sublinha o papel que a música pode desempenhar na promoção da paz e da reconciliação.
“Sinto-me profundamente honrado por esta nomeação, especialmente num dia tão significativo como o Dia da Paz e da Reconciliação. O ‘Sounds of Peace’ foi criado com a esperança de curar feridas, explorar a diversidade e aproximar as pessoas através da linguagem universal da música. Este reconhecimento reforça o nosso compromisso de usar a arte para promover a paz, a reconciliação e a unidade em Moçambique e pelo mundo fora”.
O “Sounds of Peace” é uma colecção magistral de composições que misturam jazz com ritmos moçambicanos, criando uma fusão harmoniosa que transcende fronteiras e ressoa com públicos de todo o mundo.
The South African Music Awards (SAMA) é uma plataforma renomada que, nos últimos 29 anos, celebra realizações notáveis na indústria musical sul-africana em vários géneros.
Moreira Chonguiça já ganhou um prémio no SAMA como “Melhor Produtor” em 2005 pelo seu álbum “Vol 1: The Journey”, e como “Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo” e “Melhor Capa de Álbum” pelo “Vol 2: Citizen of the World”.
Esta última nomeação na categoria “Rest of Africa” ao lado de Ckay (Nigéria), Davido (Nigéria), Sha Sha (Zimbabwe), Tim Lyre (Nigéria) e Ferra Gola (RDC) é um reflexo do seu talento excepcional e do impacto positivo da sua música. (Notícias)
Deixe uma resposta