Inhambane: Governo incentiva uso de energia para promoção do desenvolvimento em Mawayela

Inhambane: Governo incentiva uso de energia para promoção do desenvolvimento em Mawayela

O Presidente da República, Filipe Nyusi, defendeu nesta sexta-feira, o uso da energia eléctrica para a geração de renda, estimular o desenvolvimento de pequenos negócios, captação de água para o consumo e irrigação de campos agrícolas no país.

O chefe de Estado moçambicano deixou esta recomendação durante a inauguração de um sistema fotovoltaico para a produção de energia, no posto administrativo de Mawayela, distrito de Panda, província meridional de Inhambane.

A central fotovoltaica, orçada em 100 milhões de meticais, ocupa uma área de um hectare, tem capacidade para a geração de 200 KW de energia, com 550 painéis solares, 88 baterias e uma vida útil de cerca de 20 anos.

“Com este investimento estão criadas as condições para a promoção do desenvolvimento no posto administrativo de Mawayela, com enfoque no agro-processamento”, disse Filipe Nyusi, citado pela AIM.

Nyusi aproveitou a oportunidade para também recomendar ao uso racional de energia e denunciar quaisquer tentativas de vandalização da infra-estrutura.

“Queremos por isso apelar aos residentes de Mawayela a fazerem bom uso deste empreendimento e a participarem de forma activa no combate cerrado ao roubo e vandalização de infra-estruturas que, com muito esforço, foram aqui instaladas para garantir o fornecimento de energia à população”, frisou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.