Arranca em Blantyre a XV Reunião da Comissão Conjunta de Defesa e Segurança Moçambique/Malawi

Arranca hoje, em Blantyre, no Malawi, a décima-quinta reunião da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança, para o aprimoramento das relações de cooperação bilateral entre Moçambique e Malawi, no combate aos crimes transfronteiriços.

O encontro que junta quadros da defesa e segurança dos dois países, visa identificar novas estratégias de actuação, para responder aos actuais desafios de segurança que se impõem aos dois países vizinhos, segundo a RM.

As práticas terroristas que persistem em alguns pontos da província de Cabo Delgado, constam dos pontos de agenda propostos por Moçambique e a contraparte malawiana, está focada no aperto ao cerco contra os imigrantes ilegais e tráfico de pessoas.

A reunião ministerial, será co-presidida pelos ministros moçambicanos da defesa nacional Cristóvão Chume e do interior, Arsénia Massingue e ministro da segurança interna do Malawi, Ken Zikhale Ngoma.

Na cidade de Blantyre, as partes irão igualmente avaliar o grau de implementação das decisões tomadas na décima quarta sessão havida ano passado, na cidade de Maputo, sobre a defesa, segurança pública e de Estado.

Para o alto-comissário de Moçambique no Malawi Elias Zimba, a existência deste comité conjunto de defesa e segurança e a realização de encontros permanentes, é crucial para a segurança dos dois estados, atendendo as manifestações multifacetadas que colocam em causa a segurança dos dois países.

O encontro de três dias, inicia com uma reunião técnica, adopção dos planos de actividades a serem implementadas daqui para frente entre outros assuntos que mexem com a segurança e defesa destes dois países da África Austral. (RM)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.