A Administração Nacional de Estradas (ANE) estima em 620 milhões de meticais o valor necessário para cobrir os custos de manutenção da rede viária da província de Nampula, que é de 6.305 quilómetros.
Segundo contas da ANE, deste valor, 44,5 milhões de meticais seriam destinados à manutenção de estradas não revestidas. Para a fonte, do total da rede viária, 4.013 quilómetros são estradas classificadas, sendo 948,6 quilómetros revestidas e os outros 5.365 quilómetros não.
Citado pela AIM, o delegado da ANE, Mateus do Espírito Santo, garantiu que tem disponível, para o presente ano, apenas 147,2 milhões de meticais, dos quais, 33,8 milhões são destinados as estradas não revestidas.
“De uma forma geral, a rede viária da província está em degradação progressiva nos últimos anos, sobretudo as estradas não revestidas. O facto deve-se à limitação financeira para a manutenção”, explicou.
Para a fonte, mantém-se, para este ano, o sistema de acampamentos que cobrem estradas não revestidas no litoral, zona intermédia e interior da província.
“Os acampamentos estão localizados de forma a dar cobertura a grande parte da rede não revestida da província. No total, são oito designadamente: Memba, Liúpo, Corrane, Mucuali, Chalaua, Imala, Mecubúri e Lalaua”, detalhou.
Deixe uma resposta