As autoridades da província de Nampula, no norte do país, projectam imunizar na presente ronda de vacinação contra pólio 3,9 milhões de crianças menores de 15 anos.
Segundo as autoridades sanitárias de Nampula, mães, pais e encarregados de educação manifestam o seu agrado por a vacinação contra a pólio estar a decorrer igualmente a nível das escolas, uma doença que no período compreendido entre 2021 e 2022 registou cinco casos nesta zona do país.
A vacina protege a criança conta paralisia infantil causada pelo vírus do pólio.
Para o secretário de Estado em Nampula, Jaime Neto, a estratégia adoptada inclui vacinação porta a porta, locais de maior concentração de pessoas e escolas.
“A acção deste vírus caracteriza-se pela invasão do sistema nervoso periférico podendo causar a paralisia de um ou mais membros. Nampula notificou no período de 2021 a 2022 cinco casos de poliomielite nos distritos de Nampula, Meconta, Eráti e Rapale, que têm mesma ligação genética e é considerado em circulação”, anotou Jaime Neto, citado pela AIM.
Por isso, alertou o dirigente “todos devemos estar conscientes de que a saúde e o bem-estar das nossas crianças devem ser vistas sem nenhuma distinção de filiação política, religiosa nem da situação económica e social de cada uma delas. É neste contexto que é convidada toda a população a participar de forma massiva e efectiva para o sucesso da campanha de vacinação contra a pólio”.
A oitava ronda da campanha de vacinação contra a pólio em Moçambique termina este domingo e decorre sob o lema “Criança Vacinada Criança Saudável”.
Deixe uma resposta