Um estudo publicado no European Heart Journal – Digital Health mostrou que o novo dispositivo consegue detetar 90% dos ataques cardíacos em cinco minutos e sem necessidade de recolher uma amostra de sangue do paciente.
Cientistas desenvolveram um dispositivo para ser usado no pulso que pode revolucionar o tratamento dos ataques cardíacos, ao acelerar o diagnóstico.
O dispositivo ajuda a medir a troponina – que desempenha um papel fundamental ao fazer com que as células musculares do coração se contraiam e relaxem -, sem necessidade de recolher uma amostra de sangue.
Ao recorrer a luz infravermelha através das camadas da pele (transdermicamente), a tecnologia ajuda a detectar a troponina no sistema sanguíneo. Uma alteração na quantidade de troponina no sangue pode indicar um ataque cardíaco, o que é especialmente útil no caso dos pacientes que não apresentam alterações no eletrocardiograma.
Um estudo recente, publicado no European Heart Journal – Digital Health, mostrou que este dispositivo consegue detetar 90% dos ataques cardíacos em cinco minutos.
“Com este nível de precisão, se usar este dispositivo e o resultado for positivo, tem quase certeza de que o paciente pode ser internado para testes de diagnóstico, tratamento e intervenção rápidos”, afirma o principal autor do estudo, Partho P. Sengupta.
Segundo Partho P. Sengupta, o aparelho para detecção de troponina pode ser útil para detectar ataques cardíacos em clínicas ou em serviços de emergência que atendem pacientes com dor no peito. Além disso, evita que os pacientes esperem que as amostras de sangue sejam enviadas ao laboratório, analisadas e devolvidas ao hospital, por exemplo,
A tecnologia também poderá ser utilizada para outros testes para detectar coágulos sanguíneos, gravidez ectópica ou sepse, garante o estudo. (Notícias/Link To Leaders/BBC).
Deixe uma resposta