Moçambique e África do Sul debatem criminalidade transfronteiriça

Moçambique e África do Sul debatem criminalidade transfronteiriça

A ministra moçambicana do Interior, Arsénia Massingue, reúne-se hoje, na cidade do Cabo, com o ministro Sul-africano da Polícia, Bheki Cele, para discutirem a criminalidade transfronteiriça.

O frente-a-frente entre os Ministros, segue-se após encontros de altas patentes das polícias de Moçambique e da África do Sul, na sequência da onda de ataques contra viaturas de matrícula de Moçambique, no troço entre as cidades de Maputo e Durban.

No total são sete as viaturas incendiadas, sendo duas no passado dia 24 de Janeiro, quatro no dia 28 e uma a 30 de Janeiro.

As viaturas incendiadas incluem um autocarro de passageiros e um camião de carga.

Após veementes protestos das autoridades de Maputo, as polícias dos dois países reuniram-se em Durban e na capital moçambicana, no dia 3 de Fevereiro corrente.

Foi no final do encontro de Maputo que a ministra, Arsénia Massingue, anunciou a reunião desta quarta-feira na cidade do Cabo.

“Ficamos bastante preocupados. Encetamos contactos imediatos com a contraparte sul-africana a solicitarmos um encontro, para podermos sentar e discutir este e outros assuntos, mas tendo este como prioridade, que é o mais crítico neste momento “, disse citada pela Rádio Moçambique.

No topo da agenda está a criminalidade transfronteiriça, com destaque para o roubo de viaturas nos dois países.

Suspeita-se que os ataques tenham sido em retaliação a supostas apreensões, pelas autoridades moçambicanas, de carros roubadas na terra do rand.

Aparentemente, os grupos de criminosos ligados a roubo de viaturas, pretendem forçar a devolução de tais carros.

Os Ministros vão ainda abordar a operacionalização do patrulhamento conjunto da zona da fronteira comum entre Moçambique e a África do sul. (RM)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.