O Banco Mundial (BM) prevê que a economia nacional alcance, este ano, uma taxa de crescimento de 5%. A taxa representa uma redução de um por cento nas projecções de crescimento.
Moçambique vai crescer apenas 5% este ano, segundo apontam as projeções do BM no seu mais recente relatório sobre Perspectivas Económicas Globais.
Essas projeções assinalam, no entanto, uma redução de 1%, uma vez que em Junho último a mesma instituição havia projectado um crescimento de 6% para a economia de Moçambique.
Um dos principais fundamentos para esta projeção são as exportações do gás natural, iniciadas ainda em 2022. Segundo o BM, “espera-se que o aumento da procura de gás natural liquefeito de África impulsione o crescimento em Moçambique, embora com atraso porque a elevada insegurança na parte Norte do país interrompeu o desenvolvimento de um grande projecto offshore de gás natural”, dizem os analistas da instituição.
O relatório publicado esta semana indica que “a incidência de violência e conflito na África Subsaariana continua elevada”, não só em Moçambique, como em países tais como Nigéria e Etiópia.
“Essa violência – um dos principais impulsionadores da insegurança alimentar e da pobreza – pode prejudicar ainda mais as actividades agrícolas e o fluxo de ajuda humanitária, bem como desencadear atrasos em projectos de investimento de grande escala nos sectores extractivos em alguns países”, reiteram os pesquisadores do BM.
Deixe uma resposta