A antiga atleta moçambicana, Maria de Lurdes Mutola, é homenageada hoje, na cidade de Eugene, Estado de Oregon, nos Estados Unidos, pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) no contexto dos “Mundiais” de Atletismo que decorrerem naquele país.
Segundo escreve o jornal Notícias, Lurdes Mutola será condecorada pela organização do evento no quadro de uma iniciativa denominada Oregon22 Heritage Trail, que visa reconhecer 22 atletas nas suas cidades de origem ou então em locais que tenham um significado especial para um atleta, com o descerramento de placas nesses locais.
E foi precisamente na pequena cidade de Eugene, local pequeno, mas com grande tradição no atletismo, onde Lurdes Mutola se instalou em 1991 e cresceu para o atletismo, tendo-se projectado ao estrelato a nível planetário, com grandes conquistas e recordes.
Mutola foi campeã olímpica dos 800 metros em Sidney-2000 e medalha de bronze em Atlanta-96, além de se ter sagrado campeã do mundo por três vezes e sete vezes de pista coberta, além de vários títulos continentes, da Liga Diamante e em diversos Meeting.
Deixe uma resposta