O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, nesta quinta-feira, o novo Complexo de Produção de Gasolina da Refinaria de Luanda, cujo projecto vai permitir o aumento da capacidade de 395.000 para 1.580.000 litros de combustível/dia.
Segundo um portal de Notícias de Angola, o complexo de produção esta avaliado em 235 milhões de dólares, e teve início em Junho de 2019 e contou com o suporte técnico da petrolífera ENI, na supervisão da engenharia e construção, tendo criado 800 postos de trabalhos indirectos.
Refere o Portal daquele país que a construção deste do empreendimento está em linha com o objectivo de aumento da capacidade de refinação de Angola, que faz parte dos objectivos do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018 – 2022, em implementação pelo Executivo angolano.
Com o este novo complexo, Angola vai conseguir economizar anualmente cerca de 300 milhões de dólares na importação de gasolina.
O presidente do conselho de administração da Sonangol, Gaspar Martins, fala de uma redução em cerca 15% na importação deste combustível e contribuir para alcançar a autossuficiência.
“Este complexo será manuseado por quadros jovens angolanos que foram devidamente treinados, reforçando assim a nossa aposta no desenvolvimento do capital humano nacional”, frisou a fonte.
“Este complexo será manuseado por quadros jovens angolanos que foram devidamente treinados, reforçando assim a nossa aposta no desenvolvimento do capital humano nacional”, salientou Gaspar Martins, presidente do conselho de administração da Sonangol.
Deixe uma resposta