O Governo moçambicano, através do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) esta a procurar investimento britânico para a construção do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (“MNK”).
“Este é um projecto estruturante e fundamental para a transição energética e irá responder às necessidades de consumo da indústria nacional, consolidar a posição de Moçambique como pólo de geração de energia na região e aumentar a capacidade de geração de receitas”, disse, ontem, em Londres (Reino Unido), o Ministro do MIREME, Carlos Zacarias.
O Ministro falava num painel sobre o papel do sector energético como catalisador da diversificação e desenvolvimento de Moçambique.
Prevê-se que a Central Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa, na província de Tete, venha gerar 1500 megawatts de energia.
Na ocasião, Carlos Zacarias também expos as potencialidade de Moçambique em tornar-se num pólo de desenvolvimento na região austral de África em “energia verde”, nomeadamente a hídrica, eólica e solar.
Até antes do término do mandato do actual executivo prevê-se que se aumente a capacidade energética de fontes renováveis em 200 megawatts, segundo argumentou o Zacarias para o painel de debate.
Por outro lado, o Ministro Destacou os investimentos em curso para a produção de biocombustíveis e outros, incluindo metanol e fertilizantes com base no gás, que vai impulsionar o sector agrícola e empregos.
Estes temas foram abordados no âmbito da Semana de Moçambique no país europeu, que desde terça-feira reúne diversos actores para reflectir sobre os sectores da agricultura, economia verde e energia de Moçambique, e surge em resultado da cimeira de investimentos Reino Unido-África, realizada em 2020.
Deixe uma resposta