Acordada isenção de vistos entre Moçambique e S. Tomé

Moçambique e São Tomé e Príncipe assinaram ontem, em Maputo, um acordo de isenção de vistos para todo o tipo de passaporte, facto que vai facilitar as trocas comerciais e potenciar o turismo entre os dois países.

O acordo foi rubricado pelas ministras dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, e sua homóloga são-tomense, Edite Ramos.

Veronica Macamo diz que o acordo vai impulsionar o relacionamento entre famílias e amigos, e permitir investimentos em cada um dos lados.

“Estamos satisfeitos. Há bastante tempo que vínhamos negociando (o acordo) e hoje chegamos a bom porto. Estão de parabéns Moçambique e São Tomé e Príncipe e esperamos que continuemos a trabalhar para catapultar as relações entre os dois países”, referiu.

Por torno a chefe da diplomacia são-tomense disse que a isenção de vistos vai acabar com a burocracia e, noutra perspectiva, contribuir para a melhoria das condições de vida da população. “Este acto é simbólico, pois o que nos une tem natureza histórica e, sobretudo vai aproximar os nossos povos que são amigos e irmãos”, frisou.

Moçambique e São Tomé e Príncipe fazem parte dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com um passado comum de colonização por Portugal.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.