Governo avança com a reconstrução de salas de aula destruídas pelo ciclone Gombe

Mais de 100 salas de aula destruídas pelo ciclone Gombe em Março na cidade de Nampula já estão a ser reconstruídas com o suporte financeiro do governo, no âmbito da execução do programa de emergência.

Segundo o governador Manuel Rodrigues, os esforços que estão a ser empreendidos na reconstrução dessas salas destinam-se a minorar a situação de um número significativo de alunos que ainda estudam debaixo de árvores na capital provincial, depois de as mesmas terem sido destruídas pela intempérie.

“Como noutras regiões da nossa província, a cidade de Nampula também foi devastada pelos efeitos do ciclone, não só o sector de agricultura se ressentiu, como também a educação. Por isso, estamos já a trabalhar na reconstrução”, disse Manuel Rodrigues.

Segundo Manuel Rodrigues, citado pelo jornal Notícias, nas escolas onde a falta de salas de aula é considerada crítica devido à demora das obras de reconstrução, o governo está a distribuir tendas, com ajuda de parceiros de cooperação, por forma a garantir o curso normal das aulas.

Na cidade de Nampula, o ciclone Gombe não só destruiu infra-estruturas escolares de construção precária, como também de construção convencional, deixando milhares de alunos ao relento. O Sector da Educação destaca o facto de o processo da reconstrução estar a contar com a participação de pais e encarregados de educação.

O sector está a desenvolver actividades de sensibilização aos professores no sentido de não abandonarem as escolas onde as salas foram destruídas, incentivando-os a procurarem alternativas locais que assegurem o curso normal do processo do ensino e aprendizagem.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.