O Presidente da República assegura estar a bom ritmo o processo de reposição de serviços públicos nos distritos assolados pelo terrorismo, na província de Cabo Delgado.
O Chefe de Estado disse à Rádio Moçambique, por exemplo, já ter sido possível a reposição de água e luz em distritos que ficaram mais de um ano, sem estes serviços.
Filipe Nyusi disse que neste momento está em curso a reposição de serviços bancários e telecomunicações numa altura em que, de forma voluntária, a população também vai regressando às suas zonas de origem.
Nyusi falava durante o encontro com a comunidade moçambicana em Malabo, capital da Guiné Equatorial.
“Conseguimos correr com eles em todas as vilas sedes e algumas aldeias. As comunicações não existiam, já se consegue falar, estamos a colocar os serviços públicos, escolas, centros de saúde e hospitais, mas também serviços bancários, são sinais de retorno”, disse.
Reiterou que apesar das ameaças do terrorismo, Moçambique vai avançar nos projectos de exploração do gás natural, na bacia do Rovuma.
No prosseguimento da visita de Estado à Guiné Equatorial, Filipe Nyusi, visitou, esta quinta-feira, a Punta Europa, um complexo industrial de refinaria de petróleo, em Malabo, onde também se inteirou do processamento do gás natural.
O Chefe de Estado visitou igualmente o parque nacional de Malabo e o Hospital da Paz, unidade sanitária de referência na Guiné Equatorial.
Deixe uma resposta