As iniciativas de desenvolvimento que pretendam apoiar projectos relativos à pesca, mudanças climáticas e assuntos do género poderão beneficiar de até 30 milhões de dólares a serem disponibilizados pelo Governo Canadiano.
O acesso ao fundo será por via de submissão de uma proposta através de uma nota conceptual à missão diplomática canadense, em Maputo, segundo a Alta-Comissária do Canadá em Moçambique, Caroline Delany.
Falando numa audiência que lhe foi concedida recentemente pela Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, Delany disse que Moçambique é o sexto parceiro de desenvolvimento do Canadá e pretende reforçar as relações de cooperação nas áreas de pescas, energia e infra-estruturas.
Disse a responsável que sector das pescas poderá receber assistência técnica de um especialista em Economia Azul, que se vai juntar ao grupo de trabalho na fase de elaboração da estratégia de desenvolvimento de Moçambique.
Cardoso apreciou a abertura do Governo do Canadá em apoiar o sector realçando a assistência na governação oceânica, aquacultura, investigação, pesca artesanal e combate à pesca ilegal.
A Ministra destacou o estabelecimento no país do Centro Regional de Monitorização, Controlo e Fiscalização da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Deixe uma resposta