Está a ficar mais difícil procurar e encontrar emprego em Moçambique – CTA

Procura e encontrar emprego em Moçambique tornou-se mais difícil no primeiro trimestre do ano em curso em relação ao quarto trimestre de 2021, de acordo com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

O Índice de Robustez Empresarial, que também reflecte a tendência de emprego, indica que a capacidade de se conseguir emprego no país baixou de baixou de 125,9 para 115,0, o correspondente a uma descida de 10,9 pontos percentuais.

O documento revela, por outro lado, que houve um aumento ligeiro do índice de emprego temporário e em tempo parcial, de 25% para 25,2%.

“Esta tendência evidencia a persistência de desafios associados ao apetite de contratação das empresas, devido, em grande medida, à incerteza gerada pelo choque pandémico e aos riscos emergentes”, frisa.

O relatório foi apresentado na VIII edição do Economic Briefing que teve lugar na cidade da Beira, província de Sofala, onde as empresas moçambicanas se mostraram mais dispostas a contratar trabalhadores temporários em contraposição aos permanentes.

As províncias do Niassa, Tete e Manica apresentaram melhorias no índice de tendência de emprego, enquanto as restantes apresentaram um comportamento de deterioração.

Partilhar este artigo