Lançada primeira pedra do projecto de interligação regional Moçambique-Malawi

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, acaba de proceder ao lançamento da primeira pedra do projecto de interligação regional Moçambique-Malawi, na subestação de Matambo, distrito de Changara, em Tete.

Trata-se de um projecto que visa o fornecimento de energia eléctrica ao Malawi, que deverá começar com a construção de 142 quilómetros de linha, a partir da subestação de Matambo até à fronteira com o país vizinho beneficário, em Zóbuè.

Segundo o jornal Notícias, à sua chegada a Matambo, na companhia do seu homólogo do Malawi, Lazarus Chakwera, que se encontra de visita ao país, Filipe Nyusi recebeu explicação dos técnicos da Electricidade de Moçambique, sobre os passos a serem dados para a concretização deste projecto, financiado pelo Banco Mundial, Governo da Noruega, Governo Alemão e União Europeia, através da KFW, num valor de 62,423,598.94 dólares, dos quais 35.249.405 serão do lado de Moçambique e 27,174,493.50 do Malawi.

Para a execução da obra, foram selecionados os empreiteiros Larse & Tourbo, para a linha de transmissão, e uma “Joint Ventura” Sinohyro-Sepco1, para os trabalhos na subestação de Matambo.

Falando, na ocasião, o Chefe do Estado moçambicano disse que este acto é verdadeiramente histórico para os dois países e para a região, pois vai beneficiar muitos milhões de consumidores.

“A energia gera novas indústrias, novas tecnologias e melhora a forma de produzir em diversas esferas sociais”, disse o presidente da república.

Por seu turno, o presidente do Malawi disse que “sem energia não podemos empoderar os nossos povos”, reconhecendo os esforços do presidente Filipe Nyusi para a concretização deste projecto.

Partilhar este artigo