A Cimeira Extraordinária da Troika da SADC aprovou a transição da SAMIM, do Cenário 6 (Capacidade de Desdobramento Rápido) para o Cenário 5 (Força Multidimensional), com um mandato robusto.
Reunida esta terça-feira, em formato virtual, a cimeira manifestou o seu apreço à União Africana e aos Parceiros de Cooperação Internacional, pelo apoio à estabilização da situação de segurança, bem como à recuperação e desenvolvimento socioeconómico da Província de Cabo Delgado.
De acordo com o comunicado citado pela Rádio Moçambique, a Cimeira orientou o Chefe de Missão para que, em colaboração com a República de Moçambique, coordene a implementação de um Plano abrangente de Reconstrução e Desenvolvimento Integrado de Cabo Delgado.
De acordo com o comunicado, os participantes da reunião da troika da SADC expressaram solidariedade para com a República do Botswana, República da África do Sul, Reino do Lesoto e República Unida da Tanzânia, pela morte dos soldados ao serviço da Missão e expressaram palavras de conforto para os feridos em acção.
A Cimeira contou com a participação dos Chefes de Estado e de Governo da SADC ou seus representantes da África do Sul, Namíbia, Angola, República Democrática do Congo, Moçambique, Zimbabwe, Lesotho, Malawi, Tanzania e Zâmbia.