A Administração Regional de Águas do Centro (ARA-Centro) previa ontem a subida dos níveis de água nas bacias hidrográficas dos rios Zambeze, Púngoè, Búzi e Savane, alertando para a possibilidade de ocorrência de inundações localizadas com impacto nas vias de acesso, infra-estruturas e campos agrícolas.
Segundo o comunicado da instituição, nas anteriores 24 horas houve registo de chuvas moderadas, fortes e localmente muito fortes ao longo da rede de observação pluviométrica das bacias do rio Púngoè e Savane, com destaque para Beira, Dondo, vila de Gorongosa, Muanza e Nhamatanda, em Sofala, incluindo Chimoio, em Manica.
A ARA-Centro avisava também para a probabilidade de continuação da ocorrência de chuvas moderadas a fortes e localmente muito fortes, com mais de 100 milímetros em 24 horas, acompanhadas de rajadas, em Nampula, Zambézia, Manica e Sofala.
O mesmo aviso adianta que tal pode incidir na bacia do rio Zambeze, nas sub-bacias dos rios Chire e Zambeze, com risco elevado de inundações.
Prevê-se que as cheias do Zambeze afectem, em Sofala, os distritos de Cheringoma, Marínguè, Chemba, Caia e Marromeu, enquanto na província de Manica podem atingir Guro, Tambara e Macossa. Na Zambézia, foram listados os distritos de Derre, Morrumbala, Milange, Nicoadala, Luabo, Chinde, Mopeia e Quelimane.
Na bacia do rio Púngoè, há probabilidade de risco moderado de inundações em Nhamatanda, Gorongosa e Beira, na província de Sofala, Báruè, Vandúzi e Macossa, em Manica, enquanto na bacia do Búzi poderão estar em risco os distritos de Manica, Sussundenga, Macate, Mossurize e Chimoio, em Manica.
Por outro lado, na bacia do rio Zambeze, a transitabilidade continuará condicionada nas estradas Mopeia-Luabo, Morrumbala sede-posto administrativo de Chire e Derre-Nicoadala.
Igualmente, prevêem-se inundações urbanas, destacando-se na cidade da Beira os bairros de Mungassa, Vaz, Ndunda, Munhava, Chota, Manganhe 1 e 2, Manga-Mascarenhas, Chingussura, Inhamízua, Nhaconjo, Maraza, Vila Massane, Tchonja, Chaimite (Praia Nova) e Matadouro.
á em Quelimane, contam-se os periféricos bairros 7 de Abril, Coalane II A, Coalane II B, Icidua, Ivagalane, Miranzane, Inhangome, Filipe Samuel Magaia, Aeroporto, Liberdade, Chuabo Dembe, Piloto, Manhaua A, Manhaua B, Micajune A e Micajune B.
Por isso, a ARA-Centro apela a todas as entidades públicas e privadas, às autoridades locais, aos agentes económicos e ao público em geral para tomada de medidas de precaução. Aconselha-se a retirada das zonas de risco de inundação, não conduzir nas zonas inundadas e não atravessar os leitos dos rios.