O sector da Agricultura e Pescas, na província da Zambézia, necessita de pouco mais de oito milhões de meticais para repor a produção piscícola, cujas infra-estruturas foram destruídas em Janeiro último pela depressão tropical Ana.
Entretanto, uma fábrica de produção de ração de média dimensão vai ser construída este ano, no distrito de Milange, visando a dinamização do subsector da produção de peixe em cativeiro.
Depois da sua construção, a unidade fabril será adjudica à gestão privada visando a sua sustentabilidade. Com a construção da fábrica, o executivo pretende minimizar a insuficiência de ração.
O chefe da repartição do subsector da Aquacultura, na Zambézia, Amândio Mandara, disse há dias, em entrevista ao jornal Notícias, que as perdas no subsector são enormes, depois de um investimento de mais de 11 milhões de meticais feitos pelo governo e parceiros na produção aquícola.
Segundo a fonte, a depressão tropical destruiu mais de 126 tanques piscícolas, o que representou perdas na ordem de sessenta e três toneladas de pescado diverso.
Aquele responsável disse também que a tempestade destruiu, igualmente, dois sistemas de produção de peixe em gaiolas flutuantes nos distritos de Mopeia e Mocuba.
A província da Zambézia conta, actualmente, com dois mil tanques piscícolas e mais de 1650 aquacultores.