O Presidente da República, Filipe Nyusi considera que a restauração da estabilidade nos distritos de Palma e Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado, abre espaço para o regresso da população e a retoma dos projectos económicos.
Nyusi, que falava nesta segunda-feira, em Maputo, após um encontro, no seu gabinete de trabalho, com o presidente e director-geral da petrolífera francesa TotalEnergies, concessionária da Área1 disse que quanto mais a vida voltar à normalidade, a população estará de volta.
Para Presidente da República, o mesmo se aplica aos empreendimentos, uma vez que não foi só o projecto da Total que ficou paralisado por força maior, mas também muitos outros, como as estradas que estavam em construção em diferentes zonas.
“A questão que se coloca não é se retomam hoje ou amanhã, porque eu havia dito que a Total não tinha saído porque queria sair, mas sim houve um ataque físico a um ponto. Da mesma maneira, a população saiu de Palma, Mocímboa da Praia, Quissanga, entre outros, não por vontade própria, mas porque tinha receio dos ataques”, explicou o Chefe do Estado.