O ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, considera que o país deve continuar a ter cuidado por forma que a nova variante Ómicron de covid-19 não comprometa o seu ritmo de recuperação económica.
Para o efeito, Maleiane disse que que o país deve evitar repetir a recessão do ano passado, que se traduziu numa queda do PIB de 1,3%. Segundo o governante, a economia moçambicana apresentou ao longo deste ano sinais positivos de recuperação, facto que resultou no crescimento de 3,36% no terceiro trimestre.
“O país não deve encarar a presença da variante Ómicron com drama, mas todos devem manter as medidas de prevenção e aderir à vacinação”, defendeu o ministro da Economia e Finanças, que falava aos jornalistas no final de uma audição parlamentar sobre a proposta de lei que define as regras e critérios para a fixação da remuneração de funcionários e agentes do Estado e demais servidores públicos.
Numa tentativa de conter a propagação da nova estirpe do SARS-CoV-2, diversos países fecharam fronteiras aos estrangeiros ou suspenderam e restringiram viagens internacionais para a África Austral, nomeadamente, Moçambique.
O país tem um total acumulado de 1.941 mortes e 151.652 casos de covid-19, dos quais 98% recuperados e nove internados.